Uma questão muito comum entre os profissionais da saúde, principalmente entre os médicos recém-formados, é: como abrir um consultório ou uma clínica? Afinal, mesmo que dedicado à medicina, o espaço será uma empresa como outra qualquer – o que implica documentações, avaliações de órgãos públicos, investimento, organização financeira, divulgação e legalização.
Inclusive, não são poucas as burocracias que precisam ser consideradas para construir seu próprio endereço. Mas, calma, vamos ajudá-lo a se preparar para todas as tarefas e você verá que, seguindo os passos, não será difícil formar um consultório do zero e mantê-lo. Ao longo do texto, explicamos todos os requisitos necessários e as principais dicas de como abrir seu negócio na área da saúde.
Entre os requisitos mais básicos a serem realizados, há exigências legais e administrativas que precisam ser providenciadas logo no início da abertura do seu consultório. Ou seja, o primeiro passo é agilizar todas as questões burocráticas. Como passo número um, será fundamental conhecer as normas obrigatórias para montar uma clínica médica.
O grande desafio aqui será a capacidade de gestão, afinal, o profissional será além de médico, um empreendedor. Construir um espaço próprio é desejo da maioria dos médicos ao concluir o curso, se especializar ou finalizar a residência. Trabalhar para si próprio garante maior flexibilidade e liberdade, além de geralmente também implicar em vantagens financeiras e otimizar o tempo para novos trabalhos.
Aliás, de acordo com um estudo realizado pelo Censo de Demografia Médica, nos últimos cinco anos, aproximadamente 60% dos médicos brasileiros disseram preferir atuar em clínicas privadas para maior retorno salarial. Com alguns dos benefícios de um colutório próprio em mente, vamos às dicas e etapas para realizar essa inauguração.
As etapas de planos costumam ser as mais complexas e cansativas, mas também é parte essencial para que seu consultório tenha sucesso e alcance resultados positivos no futuro.
Antes de mais nada, pense no valor de investimento disponível, nos horários de funcionamento do novo endereço, nos equipamentos médicos necessários em sua área de atuação, preços dos serviços a serem cobrados, número de pacientes que você pode atender, se irá ou não inserir convênios de saúde e nos valores do espaço. E, para todos estes tópicos, claro, vale uma boa pesquisa para visualizar o cenário real versus o ideal.
Um bom planejamento evita uma série de mudanças e novos gastos a todo tempo, o que prejudica o crescimento do lugar.
Definir o perfil do paciente que você quer atender é muito importante para entender quais investimentos serão necessários e por quanto você conseguirá estabelecer o valor médio de sua consulta e outros procedimentos, por exemplo.
Para isso, pesquise a faixa etária, renda e qual a demanda para a especialidade que irá oferecer. As informações encontradas a partir dessa busca formarão a base para estipular seus rendimentos. Também procure traçar o melhor local para construir seu consultório e como realizar a divulgação.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), existem 54 categorias de estabelecimentos médicos. Isso significa que ao abrir o seu consultório, será preciso enquadrar seu empreendimento em uma das nomenclaturas listadas no site da organização. Entre as mais comuns no país, podemos destacar três tipos.
Considerado o perfil de estabelecimento médicos que mais cresce no Brasil, as clínicas populares são aquelas que apresentam extensa pluralidade de atendimentos, baixo custo e rápida procura de pacientes. Em geral, esse modelo de serviço conta com parcerias com convênios de saúde.
Esse segue o perfil mais tradicional de negócio, que seria a união de até dois sócios com especializações diferentes, mas que se complementam de alguma forma ou atuam para um público-alvo semelhante. Como, por exemplo, nutricionais e endocrinologista ou ginecologista e dermatologista.
A clínica geral nada mais é do que um estabelecimento focado em atender todas as queixas de pacientes já adultos, relacionando todos os sintomas com os organismos do corpo. O resultado é um diagnóstico geral do paciente com encaminhamento a especialistas.
Optar pela localização certa do seu consultório requer muita pesquisa e análise, pois envolve desde o investimento de capital disponível, o acesso do público escolhido, conforto nas instalações, espaço adequado para salas de consulta, equipamentos para exames, recepção para a espera, estrutura de atendimento, decoração, claridade e limpeza.
A decoração também pode ser um aspecto importante na hora de passar confiança e organização aos pacientes. Já a limpeza e manutenção, claramente, são indispensáveis e devem seguir todas as exigências e normas estabelecidas pela Anvisa.
O conselho principal aqui é sempre optar por começar um negócio, mesmo que na área da saúde, como pessoa jurídica. Levando em consideração que para abrir um consultório será necessário cumprir exigências legais de forma idônea, tendo o local regulamentado nos órgãos fiscalizadores, deve-se atuar como pessoa jurídica – que é a nomenclatura para se atuar em empresas.
Dessa forma, também fica mais simples separar despesas pessoais dos investimentos do consultório e escolher o regime tributário apropriado.
O começo pode parecer complexo, mas há uma série de ferramentas e organizações que auxiliam no cumprimento de exigências. No site oficial do Sebrae, a instituição disponibiliza um guia completo para elaborar seu plano de negócios. Seguindo os passos estabelecidos no documento, o gestor consegue definir o escopo do empreendimento e dar entrada na documentação necessária.
A seguir, elencamos os principais pontos relacionados à burocracia necessária para a abertura de uma clínica médica. Basicamente, precisará buscar por autorizações legais para iniciar as atividades, como uma autorização do Corpo de Bombeiros, outra da Vigilância Sanitária, alvará de funcionamento e o cadastro no CNES, que é um registro exigido para todos os estabelecimentos que oferecem serviços para a área da saúde.
O CNAE é o registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas, este vai de acordo com a natureza dos serviços prestados. Para este processo, é apresentada uma lista oficial criada e atualizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que padroniza os critérios de tributação e estabelece códigos específicos para as atividades econômicas.
O documento basicamente especifica as atividades com base em cinco critérios: seção, divisão, grupo, classe e subclasse. Para se ter uma ideia de como funciona, a Subclasse 86.30-5, por exemplo, refere-se a atividades ambulatoriais executadas por médicos e odontólogos. Também é nela que se enquadram a maioria dos consultórios médicos.
O alvará de funcionamento é uma licença expedida pela prefeitura municipal da cidade onde o consultório ou clínica funcionará.
Em geral, os estabelecimentos não enfrentam grandes problemas para conseguir a documentação. O que pode acontecer é ser necessário que o profissional assine um termo de responsabilidade técnica, mas isso é mais comum em condomínios.
Uma dica importante: antes de alugar ou comprar um imóvel, consulte um engenheiro ou arquiteto para verificar se o local atende às exigências para os serviços que a empresa oferecerá para a população. Em clínicas, consultórios e outros estabelecimentos que tenham alto grau de risco sanitário, será necessário apresentar um número maior de documentações e receber a visita de um inspetor da Anvisa para o licenciamento.
Quando falamos em grau de risco sanitário, nos referimos ao entendimento de um potencial dano à integridade física, saúde humana e ao meio ambiente da atividade econômica exercida (definida conforme a CNAE).
O Corpo de Bombeiros é responsável, em nível estadual, pela garantia das normas mínimas de segurança contra incêndio e outros agravantes que comprometem as edificações.
Antes de abrir sua unidade de saúde, será preciso solicitar o certificado de conformidade junto ao órgão no seu estado. Para isso, na maioria dos casos, será solicitada a entrega da documentação da clínica ou consultório presencialmente e aguardar até um mês pela vistoria. Dependendo do laudo, será ou não necessário realizar adequações solicitadas.
De acordo com a legislação, os resíduos gerados em um consultório médico não são vistos como um lixo comum encontrado nas residências. Os materiais usados podem apresentar risco de contaminação, o que exige um descarte especial, realizado pela prefeitura.
Para que sua clínica entre na rota, deve-se efetuar um cadastro no departamento de limpeza urbana, que emitirá um certificado especial liberando a coleta.
Pesquisar por modelos de gestão e inserir softwares para auxiliar nos processos podem fazer toda a diferença na organização e otimização do consultório. Desde a implementação de agendas online, controle de finanças até relatórios de pacientes, eles são exemplos de ferramentas que melhoram a rotina em clínicas e hospitais.
Inclusive, a busca por implementações de tecnologia em todos os processos de trabalho de uma empresa vem se tornando comum devido a facilidade de uso e melhoria nos resultados a curto prazo. Não à toa, as vantagens refletem em diversos setores e entre os principais benefícios, estão:
Formar a equipe do seu consultório também pode ser um grande desafio, mas é um ponto fundamental para o crescimento e qualidade de seus serviços. Mesmo que você comece com um consultório de pequeno porte é necessário investir em uma recepcionista e um profissional responsável pela limpeza, por exemplo.
O tamanho dos serviços realizados no consultório ou clínica podem começar a exigir outros profissionais, tanto na área de saúde quanto na administrativa. Sendo assim, você deve ter atenção às demandas de seus pacientes e ao rendimento de seus funcionários.
Lembre-se ainda dos gastos com impostos, benefícios trabalhistas e treinamento. Manter uma equipe capacitada é fundamental para a qualidade do seu consultório.
Equipar o seu consultório ou clínica de saúde com bons móveis e itens de decoração faz toda a diferença. Além dos itens adequados para os seus procedimentos oferecidos, investir na sala de recepção também é necessário para causar um primeiro bom impacto – além de proporcionar conforto para seu paciente e acompanhante.
Promover o consultório é muito importante para atrair novos pacientes e tornar o local conhecido no entorno e no meio digital. Portanto, contratar uma agência de marketing pode ser uma boa forma de divulgar seu negócio. Otimizar seus resultados por meio da comunicação e do trabalho de especialistas na área exige investimentos e cuidados, mas traz ótimos desempenhos.
Sem estratégias eficazes é difícil atrair pacientes para o consultório. Até porque, embora haja de fato oportunidades de expansão, o setor de saúde costuma enfrentar uma certa competição, principalmente nas áreas metropolitanas. Entre as soluções disponíveis, investir em marketing digital é uma das soluções mais promissoras pois significa redução de custos e resultados animadores.
Por fim, podemos concluir que um bom atendimento é a alma do negócio, mas burocracias são sempre necessárias e devem ser seguidas. Neste artigo, apresentamos os principais requisitos e padrões para a instalação de um consultório médico – pode parecer uma tarefa complexa por todas as avaliações que o processo exige, mas nada que um bom planejamento não resolva!
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