A ata de registro de preço é um recurso utilizado na contratação de bens e serviços por meio de licitação nas modalidades de concorrência ou pregão. Nestes cenários, as empresas assumem o compromisso de fornecer preços e prazos registrados previamente. E, assim, o processo de adesão só é concluído quando os órgãos que integram a ata desejarem.
“Uma venda através de ata é uma modalidade de negociação direta para órgão público. Isso ocorre porque para vender para uma instituição do governo, é necessário participar de uma licitação. Em outras palavras, eles são obrigados a comprar através de licitação”, esclarece Maria Lima, especialista na área de vendas governamentais.
A entidade que gere e determinada ARP é a responsável em captar o maior número de organizações públicas com o mesmo interesse de aquisição e também a encarregada de providenciar os passos da licitação.
Esse órgão dirigente também tem o papel de autorizar ou não a chamada “carona” para os demais não participantes da ata, mas que pretendem fazer a mesma adesão de bens ou serviços. Após a conclusão da licitação, o gerenciador registra os preços do licitante vencedor e publica o documento que terá validade de 12 meses a partir da data da assinatura.
Depois de um ano vigente, caso os preços da ata de registro se mantenham vantajosos para as entidades participantes em relação aos valores do mercado, o órgão responsável pode renovar a validade – sempre com o mesmo tempo de vigência.
Sua maior vantagem é o acesso a melhores preços dos fornecedores em detrimento da quantidade de aquisições, já que nesta fórmula de licitação a compra será feita por diversos órgãos no mesmo período. Outra vantagem é a possibilidade de fazer a aquisição parcelada ou até mesmo não fazer nenhuma, caso não seja o momento de investir.
Agora, para as instituições não participantes, o maior benefício é poder fazer a chamada “carona” no processo licitatório de outra entidade, o que gera economia e otimização de tempo. E, no cenário das empresas, essas ganham por fornecer para um número ilimitado de órgãos públicos.
Os fornecedores que participaram da licitação, mas não foram vencedores, também podem registrar seus produtos na ata de registro de preços. Para isto é necessário solicitar em tempo hábil ao órgão gerenciador o seu cadastro seguindo os mesmos valores da licitante escolhida.
De acordo com o Decreto Federal nº 7892/13, no art. 22, parágrafos 8º e 9º, as regras para adesão são:
Já sabemos o que são as atas, como funcionam e suas vantagens, mas como encontrá-las? Existem diversos meios possíveis de buscar por registros de produtos e serviços disponíveis – desde sites aos próprios fornecedores. Porém, o caminho mais seguro é através do portal de transparência do governo, então, como ressalta Maria Lima: “Geralmente, exige uma procura muito técnica, mas o modo mais assertivo é a busca nos portais de transparência dos estados e no do governo federal. A pesquisa deve ser feita com as características do objeto para que assim seja organizada uma lista de fornecedores mais específica”.
Através do portal da transparência, você encontra o SIASG – Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais. O recurso foi instituído pelo art. 7º do Decreto nº1.094, de 23 de março de 1994, e é um meio informatizado de apoio às atividades operacionais do SISG – Sistema de Serviços Gerais. Seu objetivo é unir os órgãos da administração pública federal direta, autárquica ou fundacional.
Ou seja, é no Siasg onde são realizadas as operações das compras governamentais dos órgãos integrantes do Sisg – o que inclui:
Para as instituições que não integram o SISG, ainda é possível utilizar o Siasg, integralmente ou em módulos específicos, por meio de adesão formal para uso do sistema, mediante assinatura.
Para começar, acesse o site do Governo, depois siga as etapas abaixo:
Além do portal da transparência, existem sites próprios que reúnem atas de registros de preços vigentes. Chamados de bancos de atas, muitas vezes, ele possibilita uma busca mais prática e efetiva, se comparada aos passos do caminho oficial. Abaixo, listamos alguns desses locais para auxiliar o encontro com os bens ou serviços de interesse.
Através do Portal Governo é possível acompanhar desde a orientação de todo o processo de adesão às atas de registro de preços, até as fases de contratação, produção, entrega, identificação de recursos, pagamento e pós-venda. Ele abrange inúmeros setores, auxiliando na busca de transporte, infraestrutura, saúde e segurança a itens de papelaria.
O site Ata Forte é referência no mercado brasileiro em atendimento governamental desde 1999. Por meio do sistema de gestão próprio, atende às expectativas dos clientes, se destacando entre as empresas do mercado de produtos e serviços. Sendo, hoje, referência pelas contribuições nas soluções eficientes e econômicas para as compras públicas. Seus serviços também são 100% gratuitos.
A Fonte de Preços reúne ferramentas particulares para auxiliar nas buscas, o que chamam de “Setor de Cotações” com pessoas reais. Além de consultar preços públicos, o portal gera relatórios e conta com inúmeras outras funções de expertise para realizar cotações de itens específicos e sempre priorizando os melhores valores.
São mais de 500 mil fornecedores cadastrados, 31 milhões de preços públicos e mais de 13 mil cotações personalizadas.
A Memora é uma empresa, inicialmente, focada em avaliação, diagnóstico, reformulação e melhoria de controles e procedimentos empresariais, mas que também apresenta um banco completo de atas de registros de preços para soluções e serviços. Para chegar às selecionadas, a organização disponibiliza um especialista para auxiliar na busca – importante entrar em contato para mais informações, como possíveis valores de custo.
Há 10 anos no mercado, Banco de Preços funciona por assinatura e se destaca por ser considerado a maior base de preços públicos do Brasil com abrangência federal, estadual e municipal. Além disso, apresenta um software único compilando todas as informações necessárias para buscas de atas e suporte ilimitado de um time de especialistas em pesquisa de preços.
O Banco de Atas foi idealizado com o propósito de somar bens e serviços disponíveis para adesões às atas de registro de preços. Sendo uma ferramenta colaborativa ao servidor público, concentra uma grande variedade de produtos registrados em um único lugar, facilitando a localização.
Através do site é possível reduzir até 90% do tempo de contratação ou aquisição e obter maior economia utilizando contratações mais volumosas.
Conforme citamos na introdução, alguns fornecedores que ganharam licitações, disponibilizam as atas de registro de preços que integram em seus sites oficiais, também facilitando as buscas por produtos e serviços específicos. Ou seja, se tem uma empresa em mente, vale conferir se esta já não oferece a ata pela qual está procurando.
A Layoutcom, por exemplo, oferece as próprias atas vigentes para linhas completas de móveis para escritórios e hospitais em seu portal. Assim, aderindo a preços federais da empresa ainda disponíveis.
O órgão não participante da ARP, caso tenha interesse em fazer adesão aos produtos e soluções registrados, deverá seguir um passo a passo para pegar “carona” em determinada ata. Para isso, será necessário fazer uma requisição interna de despesas e enviar uma solicitação de autorização de adesão referente ao produto ou serviço que se pretende fazer a aquisição tanto para o órgão gerenciador da ata como para a empresa vencedora da licitação.
“Será necessário fazer as duas solicitações para saber se o órgão gerenciador disponibiliza a carona no processo dele e perguntar ao fornecedor se ele aceita entregar o objeto em um novo destino com as mesmas condições da licitação original”, explica Maria.
Ela também destaca que a grande vantagem de ser um “carona” é pular a etapa da licitação. Ou seja, ir direto para compra e venda, o que é muito utilizado em situações de urgência. Já que uma licitação rápida pode se estender por até três meses, enquanto o processo de “carona” pode ser finalizado em uma semana.
Após a liberação que acontecerá caso tenha mercadorias suficientes disponíveis, o “carona” precisará elaborar um documento com a justificativa da compra e encaminhar todo o processo para a análise da Procuradoria.
Como vimos, existem diversos sites e modos de onde e como encontrar atas de registro de preços. Os bancos de atas e os próprios sites de fornecedores estão disponíveis em toda a rede para otimizar seu tempo de pesquisa, o que é super válido, pois através do Google ou outras plataformas de busca fica mais difícil de chegar aos resultados desejados.
Porém, por segurança, sempre vale conferir o resultado no portal de transparência do governo para validar as informações, já que este é o meio mais efetivo para consultas.
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